Ferro, e a sua necessidade para o organismo animal

UCBVET Saúde Animal

O ferro é um mineral importante para o organismo, principalmente para o transporte de oxigênio no sangue, nos músculos e para o metabolismo da energia. Também possui participação na proliferação celular, produção e deposição de radicais de oxigênio e peróxidos, hormônios de ação sistêmica e defesa imune.

Com redução de ferro no organismo, comum nas anemias ferroprivas, anemias hemolíticas dos recém nascidos e anemias parasitárias, os animais apresentam redução no ganho de peso, apatia, incapacidade de resistência em esforço físico, respiração ofegante após exercícios leves, redução do apetite e da resistência a infecções. A atividade das enzimas ferro-dependentes também se torna reduzida, provocando uma utilização ineficiente da glicose, fonte de energia do organismo, agravando ainda mais as condições físicas do animal.

A reposição de ferro por via injetável em animais debilitados surte efeito mais rapidamente quando comparada com a via oral, pois a absorção ocorre de forma imediata e as perdas de ferro pela via fecal e urinária são menores, aumentando assim a eficiência na recuperação do organismo. 

A UCBVET possui em seu portifólio o PHENODRAL®, uma associação de um arsenical orgânico com sais de ferro e adrenalina, que atua como tônico estimulante das funções metabólicas animais de produção, performance e companhia; contribui para o aumento do apetite e formação da hemoglobina; é responsável pela absorção e transporte de oxigênio do sangue aos tecidos, proporcionando a melhora do desempenho de animais tratados.

Por isso,  PHENODRAL®, é muito conhecido pelas competirdoras e ultlizado em equinos atletas, trazendo melhores resultados nas competições.

O Tratamento deve ser associado a outras opções quando necessário, e sempre prescrito por um Medico Veterinário.


Leia Também

Edema de Úbere, afeta comumente a produção leiteira
Diarreia infecciosa em bovinos, um problema comum na bovinocultura.
Febre do Leite e a importância dos minerais
A importância do controle e prevenção de Mastite Bovina