Torneio Leiteiro na Megaleite é marcado por quebra de recordes de produção

Assessoria de imprensa UCBVET / 28/06/2019

Torneio Leiteiro na Megaleite é marcado por quebra de recordes de produção

Competição da raça Girolando contou com o patrocínio da UCBVET Saúde Animal, que forneceu a ocitocina utilizada pelos animais participantes

 

O 30º Torneio Leiteiro Nacional de Girolando, um dos destaques da programação da Megaleite 2019, realizada de 19 a 22 de junho, em Belo Horizonte (MG), foi marcada pela quebra de recorde de produções.

 

A vaca Girolando 1837 Ametista Mountfield Tannus bateu o recorde da categoria e sagrou-se Grande Campeã da Megaleite 2019. De propriedade de Délcio Vieira Tannus, ela produziu um total de 291,170 kg/leite e média de 97,057 kg/leite, superando o recorde anterior de 90,180kg/leite, que vinha desde a Megaleite 2016. Além de ser Grande Campeã de Produção, ela foi a Grande Campeã de Composição do Leite. 

 

Outro recorde foi na categoria Novilha CCG 1/2 Hol + 1/2 Gir. Salobo Penelope III FIV produziu um total de 267,460 kg/leite, com média de 89,153 kg/leite, batendo o recorde anterior da Megaleite (86,020 kg/leite-2018) e o recorde nacional (87,952 kg/leite-2016). De propriedade de Hebert Lever José do Couto, Salobo conquistou o título de Campeã Novilha Geral. 

 

A Novilha CCG 3/4 Hol+ 1/4 Gir, Naja Glenn Ann 0721 Sta Luzia, também foi recordista da sua categoria com uma produção total de 195,580 kg/leite e média de 65,193 kg/leite, superando o recorde anterior de 59,020 kg/leite. Naja pertence ao expositor Hebert Lever José do Couto.

 

Os animais participantes da competição utilizaram a Ocitocina Forte, da UCBVET Saúde Animal, patrocinadora oficial do Torneio Leiteiro. Produto consagrado no mercado, a Ocitocina Forte tem ação sobre a musculatura da glândula mamária e promove o aumento das contrações musculares dos alvéolos e canais galactóforos, favorecendo a descida do leite e auxiliando no tratamento e prevenção de mastite, por contribuir com maior fluxo e esgotamento total da glândula mamária e pela eliminação do leite residual.

 

Para o zootecnista José Wagnet Junior, responsável pelo Torneio Leiteiro da raça Girolando, a competição permite identificar animais superiores na produção de leite, que poderão ser utilizados como futuras matrizes a fim de melhorar geneticamente o rebanho nacional da raça Girolando. Ele ressalta a importância do uso da Ocitocina para que as vacas exprimam o melhor da sua produção. “Temos animais produzindo aproximadamente 90 kg de leite em três ordenhas, ou seja, uma média de 30 kg por ordenha. O ordenhador tem somente 20 minutos para retirar todo esse leite. Então, a Ocitocina é importante porque auxilia na extração, fazendo com que o animal faça a ejeção total do leite de forma mais rápida”, destaca o zootecnista.

“A Ocitocina da UCBVET nos ajuda muito porque animais de alta produção têm uma ocitocina natural que age até a metade da ordenha, de forma que o resto fica comprometido. A aplicação da Ocitocina garante a extração completa do leite, o que aumenta a produção e evita riscos de mastite, inflamação das glândulas mamárias e outras perdas de produção”, garante o médico veterinário Rafael França Fonseca, responsável pela Fazenda Santa Luzia, que teve animais participando do Torneio Leiteiro de Girolando na Megaleite.

 

O médico veterinário Marcos Ferreira, Gerente de Produto da UCBVET Saúde Animal, destaca os benefícios da ocitocina para estimular a melhor ejeção de leite não só das vacas participantes do Torneio Leiteiro, mas também na atividade em geral. “Ordenhadores que estão no dia a dia da propriedade sabem da importância da ocitocina para promover a ejeção completa do leite, o que minimiza o risco de leite residual e previne casos futuros de mastite, além de contribuir para a produtividade. Se bem aplicada, com as boas práticas de aplicação, desinfecção de seringa ou uso de seringas descartáveis, a ocitocina é um produto que ajuda muito a manter a produção da fazenda e deixar o produtor com o bolso cheio”, afirma Ferreira.

 

A participação da UCBVET na Megaleite superou as expectativas e fortaleceu a parceria firmada recentemente com a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.

 

Sobre a UCBVET

A UCBVET está entre as cinco empresas farmacêuticas veterinárias brasileiras com maior faturamento, segundo o Sindan (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal), com atuação em diversos países da América Latina, América Central, África e Oriente Médio, além de todo o território nacional. Atualmente a empresa tem em seu portfólio 63 produtos em mais de 100 apresentações. Suas linhas compreendem medicamentos veterinários de ação terapêutica, antiparasitários e antimicrobianos.

 

A companhia possui laboratórios e fábricas em Jaboticabal (SP), uma unidade de negócios em Ribeirão Preto (SP) e 339 colaboradores, além de representantes comerciais. Uma das mais tradicionais e inovadoras empresas do segmento no Brasil, a UCBVET fabrica medicamentos para animais de produção (bovinos, bubalinos, suínos, ovinos, caprinos, equinos e aves) e de companhia (cães e gatos) desde 1917, quando foi criada pelo empresário João Brunini.


Leia Também

UCBVET recebe visita de estudantes do curso de comércio exterior da UNAERP
UCBVET destaca na Megaleite soluções para melhorar a produtividade da pecuária leiteira
Perda de bezerros por diarreia pode ser evitada com manejo correto
UCBVET avança no mercado latino-americano e terá linha pet vendida no Peru