Controle de moscas e mosquitos contribui para a redução do estresse animal

Milagre do Verbo Agência de Comunicação / 05/11/2015

Moscas e mosquitos atuam como vetores e transmissores de doenças em ambientes de criação de animais de pequeno, médio e grande portes, além de causarem desconforto e estresse, o que interfere, diretamente, no bem-estar de pets e rebanhos. De acordo com Mariana Paranhos, médica veterinária da UCBVET Saúde Animal, o acúmulo de matéria orgânica, principalmente fezes e urina, é um dos principais atrativos para os insetos, transformando-se em fonte de alimento para eles, e funcionam como sítios de reprodução.

“Forragem em decomposição, áreas úmidas, restos de alimentos e lixo também têm contribuição nefasta neste processo. Contudo, grande parte dos problemas pode ser resolvida com boas práticas de manejo, como higienização adequada. A limpeza diária das baias é necessária para a salubridade de forma geral. A eliminação dos locais de procriação é crucial para obter sucesso no controle”, explica a especialista.

Manejo adequado

Para o controle de moscas e mosquitos, Mariana Paranhos dá dicas sobre procedimentos adequados. Segundo ela, toda matéria orgânica removida de estábulos, por exemplo, pode ser espalhada sobre uma área apropriada em uma fina camada, o suficiente para que o sol atue na secagem, tornando-a não atrativa a insetos, ou pode ser submetida a um sistema de compostagem. “Em ambos os casos, essa deposição deve estar o mais afastada possível de onde se encontram os animais”, ressalta.

Outra medida que requer atenção é o local onde os alimentos são armazenados. “É necessário mantê-lo limpo, sem restos pelo chão, o que evita, inclusive, o aparecimento de roedores. Vale ressaltar, ainda, que o uso de inseticidas deve ser acompanhado desse manejo correto, objetivando a eliminação dos focos de procriação dos insetos”, alerta a veterinária.

Pulverização

Pulverizar os animais com produtos de ação repelente proporciona alívio e diminui o risco de enfermidades por picada de insetos. O Cypermetril Pulverização e Banho, da UCBVET, indicado para bovinos, ovinos e cães, é uma alternativa para o domínio de infestações. O medicamento atua no controle da mosca-do-chifre, moscas do estábulo e até domésticas.

Segundo Mariana Paranhos, o primeiro passo para a aplicação do produto é ler a bula atentamente para, entre outras ações, fazer a diluição de acordo com a recomendação. Em seguida, pulverizar, individualmente, todo o corpo do animal, de modo que fique totalmente molhado, dando atenção especial ao espaço entre as pernas, orelhas e locais de difícil acesso. O medicamento também pode ser aplicado no ambiente.


Leia Também

UCBVET, 100 anos de dedicação à saúde e bem estar dos animais
Convenção de Vendas 2017
IBGE: Em relatório 2015 das proteínas, aves e suínos protagonizam recorde de abates
Novas exigências internacionais de nutrição de bovinos de corte salientam sustentabilidade na produção