Cuidados no Banho, Tosa e Higienização

Assessoria de Imprensa

O banho

O banho além de ser importante para a higiene e bem-estar dos pets, é um momento importante de interação entre o pet e seu proprietário. O primeiro banho do cão só deve ser feito após ele receber a última dose da vacina. Ante disso, pode-se usar os banhos a seco ou lenços umedecidos.

O mais indicado para a realização dos banhos após o término da vacinação é que sejam feitos em locais especializados, onde todos os cuidados são tomados.

Eles podem ser realizados em intervalos semanais, quinzenais ou mensais.

Para o banho em casa deve-se utilizar sabonete ou shampoo neutro, ou, de preferência, produtos específicos para cães disponíveis em lojas especializadas.

Realize o banho no período quente do dia com a utilização de água morna.

Deve-se ter cuidado com as orelhas, impedindo a entrada de água, para isso utilize pedaços de algodão e não esqueça de secá-las com uma toalha macia.

Escovação dos pelos:

A escovação dos pelos deve ser feita diariamente, principalmente em cães de pelos médio e longos, utilizando escovas, pente ou rasqueadeiras próprias para cada tipo. A escovação evita o embaraçamento dos pelos, o que poderia levar a problemas sérios de pele. Durante a escovação podemos utilizar talcos e fluidos desembaraçadores e, ao término, perfumes próprios para os cães.

Tosa:

A tosa é um ato de embelezamento e higiene para o cão, que deve ser realizada conforme o crescimento do pelo e o padrão da raça do animal.

A tosa pode ser total, parcial, higiênica ou da raça e deve ser realizada apenas em locais especializados com profissionais capacitados.

 

Outros fatores de higienização do animal, como a limpeza dos olhos, e ouvidos, corte das unhas e escovação dos dentes, devem ser feitos e/ou recomendados pelo médico veterinário ou profissional especializado em banho e tosa.


Leia Também

Chove chuva
Enriquecimento Ambiental: seu Cão sem Monotonia
Pés e Patas na Estrada
Como Atenuar os Efeitos dos Fogos de Artifício